Falta de prisioneiros é um problema grave neste país

Cerca de um terço das celas nas prisões holandesas estão vazias por causa da redução dos níveis de criminalidade.


O número de presos nos últimos anos tem diminuído consideravelmente, com apenas 69 presos por 100.000 habitantes, enquanto a taxa de 2006 era de 125 por 100.000. Qualquer governo preferiria gabar-se de tal sucesso, embora a situação seja muito mais complicada do que parece à primeira vista.

Primeiramente, para o governo holandês é difícil financiar a manutenção de edifícios não utilizados e pagar salários a pessoas que, obviamente, não vigiam ninguém. Esta foi a razão de o governo ter fechado várias prisões nos últimos anos e feito uma reestruturação dos serviços penitenciários. Uma das prisões é agora um hotel de luxo em Amsterdam, cujos quartos mais caros são denominados "O advogado", "O juiz", "O Governador" e "O carcereiro", de acordo com a BBC.

As celas até são alugadas para albergar prisioneiros de outros países. No ano passado, o governo recebeu prisioneiros da Noruega e Bélgica. As autoridades destes países pagaram 25 milhões de euros (cerca de 92 milhões de reais) por este acordo, que permitiu manter 240 postos de trabalho no sistema prisional holandês.

Ao mesmo tempo, muitos ativistas dizem que o fato de as celas estarem vazias não é devido à redução de crimes, mas sim à falta de punição dos criminosos. Madeleine van Toorenburg, ex-diretora de uma prisão e porta-voz da justiça criminal do Partido Democrata Cristão, de oposição, critica a tendência do governo de fechar as instituições prisionais, salientando que o país tem uma das mais baixas taxas de detenções na Europa. "A polícia está sobrecarregada e não consegue lidar com a carga de trabalho", diz ela. "E qual é a resposta do governo? Fechar prisões. Para nós, isso é surpreendente."

Bloco de Notas

IMAGE
Empresa chinesa vende ar de florestas
Uma empresa está vendendo garrafas de ar numa floresta na China. O produto custa cerca de 6,5 € e tem uma duração de 2 minutos. De colares que filtram o ar a meias-calças antinevoeiro, há empresas apostando em produtos originais para os que se preocupam com o ar que respiram.
IMAGE
Põe fogo no carro ao usar isqueiro em posto de gasolina
Os postos de gasolina têm avisos. Não fume nem use isqueiros quando abastecer o seu carro, por exemplo. Mas uma condutora russa da cidade de Surgut, na Sibéria, resolveu ignorar todas as regras do bom senso e usar um isqueiro para olhar a mangueira que abastecia o carro. O momento do desastre foi filmado pelo carro que estava atrás.
IMAGE
Objeto metálico intriga mineiros
Trabalhadores de uma mina de jade na Birmânia encontraram um estranho objeto metálico com mais de quatro metros. A origem do objeto não foi confirmada, mas eles acreditam que possa ser o fragmento de um satélite chinês lançado em março.