Água cor-de-rosa

Moradores foram surpreendidos: a água era cor-de-rosa.


Em Onoway, Alberta, no Canadá, os moradores foram surpreendidos quando abriram as torneiras de casa: a água era cor-de-rosa.

Segundo a BBC, a mudança de cor foi um efeito colateral de um erro num tratamento químico com permanganato de potássio, que entrou no reservatório quando uma válvula falhou durante o processo de vazamento e lavagem dos filtros.

O reservatório foi drenado, no entanto, alguns dos produtos químicos entraram no sistema de distribuição", revelou a administração local.

O presidente da Câmara de Alberta, Dale Krasnow, assegurou ao mesmo jornal que apesar da cor da água, a população não correu risco de saúde. No entanto, admitiu que a administração local poderia "ter feito um trabalho melhor ao comunicar o que estava acontecendo".

Apesar de a cor da água assustar, o químico é usado em processos normais de tratamento para ajudar a remover o ferro e o magnésio da água.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, o permanganato de potássio pode causar irritação na pele, mas não houve registo de qualquer reação ao produto químico entre os moradores de Onoway.

Bloco de Notas

IMAGE
Empresa chinesa vende ar de florestas
Uma empresa está vendendo garrafas de ar numa floresta na China. O produto custa cerca de 6,5 € e tem uma duração de 2 minutos. De colares que filtram o ar a meias-calças antinevoeiro, há empresas apostando em produtos originais para os que se preocupam com o ar que respiram.
IMAGE
Põe fogo no carro ao usar isqueiro em posto de gasolina
Os postos de gasolina têm avisos. Não fume nem use isqueiros quando abastecer o seu carro, por exemplo. Mas uma condutora russa da cidade de Surgut, na Sibéria, resolveu ignorar todas as regras do bom senso e usar um isqueiro para olhar a mangueira que abastecia o carro. O momento do desastre foi filmado pelo carro que estava atrás.
IMAGE
Objeto metálico intriga mineiros
Trabalhadores de uma mina de jade na Birmânia encontraram um estranho objeto metálico com mais de quatro metros. A origem do objeto não foi confirmada, mas eles acreditam que possa ser o fragmento de um satélite chinês lançado em março.